Sabemos que é nesses momentos que o número de acidentes pode aumentar muito, por conta disso é necessária uma atenção especial para dias assim. O primeiro passo quem dará é você mesmo, decidindo, por exemplo, não acelerar muito em curvas. Mas há outras ações que precisam ser tomadas.

Sabendo da importância dessas para sua segurança, resolvemos trazer alguns pontos que podem ajudar para que pilote com qualidade. Veja seguir algumas dicas que podem ser muito úteis.

Começando pela velocidade

Como já dito, medir bem a velocidade nos dias de chuva é fundamental. Na verdade, a maioria relata que a melhor opção é reduzir bastante esse valor. Geralmente, graças a sujeira do asfalto, após a chuva a estrada fica muito lisa, oferecendo um risco muito maior para acidentes.

Essa não é uma tarefa difícil. Lembre-se que sua vida está em primeiro lugar e diminua bastante a velocidade. Somente isso já fará uma grande diferença, muitos acidentes são evitados por conta de uma ação como essa!

Veja se os pneus estão bem

Outra dica com o mesmo grau de importância da primeira. Os pneus devem estar em bom estado para que tenha o máximo de segurança. Afinal de contas, o piso molhado é um grande inimigo das rodas mal acabadas.

Elas, portanto, devem estar em bom estado. Realize manutenções sempre para saber a qualidade, e tenha cuidado ao escolher as peças para moto. Se não sabe realizar a averiguação sozinho, vá até uma oficina para isso.

No geral, o que realmente importa é que note os sulcos do veículo. A partir deles poderá definir o que deve ser feito para manter tudo em bom estado. Ah, lembre-se de manter a calibragem em bom estado também!

Falando das curvas

Agora falando sobre o que pode ser mais perigoso em dias de chuva. Se já é importante diminuir a velocidade na estrada normal, nas curvas o cuidado deve ser ainda maior. Mas não é apenas isso.

Fique atento a tudo que está na estrada. As curvas mais fechadas podem ser um problema, visto que qualquer elemento diferente ali pode causar um acidente. Haverá menos aderência e, por conta disso, um maior risco de acidentes.

Uma boa dica é que, durante as curvas, não incline a moto. Nesses dias é importante manter ela em pé, movimentando o seu corpo com menos força.

Algumas das curvas podem fazer com que você caia, visto que existe menos aderência da moto com o asfalto.

Os equipamentos

Bem, eles são sempre importantes, mas precisa estar ainda mais equipado em dias de chuva. Somente o capacete pode não ser suficiente para mudar tudo. Nesses casos, passar um tempo escolhendo bons equipamentos é bem interessante.

Preveja a situação de chuva e já tenha algo preparado para o dia. Se, por exemplo, você cair da moto, terá que lidar com machucados em algumas áreas. Muitos desses podem ser evitados por conta do uso de alguns equipamentos.

Luvas e botas, assim como jaquetas e calças já começam a mostrar grande diferença.

Alagamentos – proteção para a moto

Até agora falamos sobre a proteção para os motociclistas, mas existem situações de chuva que podem causar até mesmo danos para o veículo. O caso de alagamentos é o mais frequente, visto que a água pode entrar em determinadas áreas da moto e causar problemas em seu funcionamento.

A grande questão aqui é que o prejuízo pode ser muito grande. Diante disso, em caso de alagamentos, escolha esperar. Quando a água está no mesmo eixo da roda é provável que acabe entrando no local do filtro do ar, ou até na saída de escapamento.

Pode gerar um grande problema para mudar isso!

Pense em parar também

Por fim, há situações em que se torna impossível pilotar. Se a chuva começar a ficar muito forte, pense em parar. Talvez seja a melhor opção. Em casos de tempestade, por exemplo, além do risco de acidentes pela estrada molhada, terá que lidar também com problemas referentes à visibilidade.

Com isso, o risco de cair em buracos e se machucar é ainda maior. Alguns buracos podem ter até mesmo 70 cm de profundidade e você não perceberá porque está repleto de água. Dito isso, evite andar em locais com muitas poças também.

Conclusão

Algumas ações simples podem promover mais segurança para você. Dirigir na chuva não é fácil, nem para carros e nem para motos. O motociclista sofre ainda mais pela falta de segurança. Ele está sempre mais exposto ao ambiente

Siga todas as regras possíveis para dirigir bem, evitará muitos acidentes!